Nossa História

Fonte: Ata da Organização da Congregação

“Ao longo do ano de 2002, o Rev. Gladir Cabral foi chamado pelo Senhor para começar um grupo de Estudos bíblicos na cidade de Tubarão/SC. Residindo na cidade de Criciúma/SC, nesse tempo em que orava por isso, ele foi fazendo contato com irmãos presbiterianos que estavam residindo em Tubarão, vindo de outras cidades. Assim, no dia 14 de dezembro de 2002, O Rev. Gladir compartilha seu chamado com o Presbitério de Florianópolis (PFLO) que, confiando em seu ministro, designa-o para o campo missionário de Tubarão.

Em uma noite quente de verão, no dia seis de fevereiro de 2003, uma quinaa-feira, foi realizada a primeira reunião de oração e estudo bíblico em Tubarão. Naquele dia, junto com o Rev. Gladir, estavam a sua esposa Ruth Cabral e suas filhas, Johana e Julia. Também estava o casal Sandro e Bianca Araújo, proprietários da casa onde se deu a reunião.

Nesse primeiro encontro a oraçao foi feita em favor do nascimento de uma família cristã em Tubarão. Também foi estudada a palavra de Deus, no primeiro capítulo da primeira carta aos Coríntios. Naquele momento especial, Deus começava a formar a família presbiteriana em Tubarão.

Ainda nesse ano de 2003, muitos, interessados no Evangelho de Cristo, foram tomando parte nessa família. Vieram o casal Wladimir e Débora Pimenta, a Denise Garcia, o Jailson Fernandes, depois o casal Gilberto e Janaína Giovanetti com seu Filho Pedro, o Sr. Hélio Garcia, a Maria Aparecida Garcia, o casal Dilton e Giselly Melo som seu filho Phellipe, o Douglas Garcia, o Daniel Raupp e a Shanasis Mota. No dia trinta de março de 2003 foi realizado o primeiro culto dominical em que o Rev. Gladir ministrou a Ceia do Senhor.

Como a família foi crescendo, viu-se a necessidade de alugar uma casa para as reuniões. Foi estabelecida então na Rua Otto Feuerchuette, 86 – Vila Moema, numa casa antiga. Ali foi realizado o primeiro culto no dia 16 de novembro de 2003 às 19h30. Findou-se o primeiro ano de vitórias na vida desta família que continuava crescendo.

Em 2004, é designado pelo PFLO para residir no campo missionario de Tubarão, o jovem Rev. André Bousfield, sendo auxiliado pelo Rev. Gladir. Mais bênçãos nesse ano o Senhor proporcionou: cultos dominicais, estudos bíblicos durante a semana, clase de catecúmenos, almoços comunitários, intercâmbios com outras igrejas, trabalhos com crianças, entre outras coisas.

O melhor deste ano foi a chegada de novos membros desta família: o casal Eduardo e Ana Payeras com seus filhos Daniele e Lucas, o casal Rogério e Márcia Todeschini com seus filhos Rafael, Daniel e Camila, o casal Ricardo e Áurea Chaxene com seu filho Guilherme, a D. Leda Fagundes, a Renata Heidemann, o casal Renildo e Síria Silveira com seu filho Marco, o casal Giancarlo e Lattifi Orsoni com seus filhos Beatriz e André, o casal Rafael e Vanessa Rosa Marques com sua filha Heloísa, a Neliana Thiele, a Cristina Garcia e o William Batista.

Findo este ano, esta família reunida foi ganhando mais corpo. Tornou-se Congregação Presbiterial em 2005 e desde então estamos trabalhando no Senhor, com nossas idas e vindas, encontros e desencontros próprios de uma família, para nos tornarmos, em Cristo, uma família cristã nesta cidade.

Certamente a ação de Deus na história dessa família Cristã que Ele mesmo gerou e fez nascer, tem sido e será sempre maior do que este breve relato histórico.”