Eu e minha casa

Jônatas da Cunha Ferreira

140817_boletim1708 590

O livro de Josué conta como o povo de Israel encarou o desafio de conquistar a terra prometida. Depois de entrar na terra, Josué faz dois discursos. No primeiro, desafia os mais velhos a lembrarem dos grandes feitos de Deus. No segundo, lembra da aliança de Deus com Abraão e sua descendência com promessas de bênçãos que estavam se cumprindo. A conclusão vem com um desafio: Escolham hoje a quem vão servir… Eu e minha casa serviremos ao Senhor (24.15). Ao apresentar a opção que fez para si e sua família e a resposta do povo naquele momento revelam: servir ao Senhor é a melhor escolha!

Primeiro porque Ele é o único Deus: Longe de nós o abandonarmos o SENHOR para servirmos a outros deuses; porque o SENHOR é o nosso Deus (24.16-17a). Ele é o verdadeiro Criador de todas as coisas, a quem pertence a Terra e tudo o que nela há, o mundo e os que nele habitam. É o Todo-poderoso, infinito, excelso, sublime e majestoso que sustenta nossa vida. Aquele que é perfeito, santo, puro, justo, misericordioso e bom. Servir aquele que é Perfeito certamente é a melhor escolha.

Segundo, porque Ele nos libertou: Foi o SENHOR, nosso Deus, quem tirou a nós e aos nossos pais da escravidão na terra do Egito. E vimos as grandes coisas que ele fez (Js 24.17b NTLH). A história de Israel é a história da redenção. Assim como Deus livrou Israel da escravidão do Egito, também nos livrou da escravidão do pecado por meio da cruz de Cristo. Ele não é apenas nosso Criador, mas também nosso Redentor: Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus (Is 44.6). Ele nos ama com graça a ponto de dar a vida de seu único Filho àqueles que nada tem a oferecer.

Além disso, Ele nos guia pelo caminho: Ele nos guardou pelos caminhos por onde andamos e no meio dos países por onde passamos (Js 24.17c NTLH). Deus guardou Israel durante toda peregrinação no deserto. Sustentou com o maná, não envelheceu a sua veste, nem se inchou os pés por todo caminho. Assim também tem cuidado de nós: O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua (Sl 121.5-6) e aquele que começou a boa obra em nós há de completá-la até o dia de Cristo (Fp 1.6).

Servir ao Senhor é a melhor escolha que podemos fazer para nós e para nossos filhos. Mas às vezes nos esquecemos do Perfeito Redentor e Amoroso Deus, para servirmos os nossos desejos. Trocamos o manancial de águas vivas por cisternas que não retêm águas (Jr 2.13). Corremos e gastamos energias e talentos atrás do vento e do que é vaidade e não tem nenhum proveito (Ec 2.11; Jr 2.11). Mas Deus nos diz: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (Lc 12.20).

Jônatas da Cunha Ferreira • iptubarao.wordpress.com
CC BY-NC-ND 3.0 • This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s