O que é ser sábio?

Jônatas da Cunha Ferreira

130307_sabio 590

Sabemos pela simples observação que a sabedoria não se confunde com capacidade intelectual. O inteligente não é necessariamente sábio, nem o iletrado é necessariamente tolo. Mas, o que é ser sábio? O livro de Provérbios nos oferece algumas boas repostas.

Provérbios é literatura de sabedoria. Uma compilação de diversos provérbios, escritos na maior parte por Salomão – homem que a Escritura descreve como possuidor de sabedoria ímpar. Neste livro a sabedoria é personificada. Ela grita nas ruas, praças e ao redor da cidade (Pv 1.20), exorta, denuncia e repreende (Pv 1.23-32), instrui (Pv 2–3) para que ninguém esqueça seus ensinos, e o coração guarde os seus mandamentos, o que resulta em anos a mais de vida e paz (Pv 3.1-2).

Para Salomão, ser sábio é cultivar a benignidade e a fidelidade, atando-as ao pescoço e gravando-as no coração (Pv 3.3-4). Tais virtudes têm de ser cultivadas em caráter contínuo e profundo, produzindo marcas de transformação no coração e na vida. Benignidade é cultivar a ação bondosa com disposição agradável, branda e suave para com todos, indo bem além do que é esperado. E fidelidade requer o cultivo da constância nos sentimentos e da firmeza na palavra, com integridade e honra.

Ser sábio é confiar no Senhor de todo coração, o que naturalmente envolve o cuidado de não confiar em si mesmo além do que convém: “não te estribes no teu próprio entendimento” (Pv 3.5-6). O existencialismo do início do século XX tentou depositar a confiança no ser humano, defendendo uma suposta capacidade independente do homem de fazer o bem e levar a humanidade ao progresso, deixando Deus de lado. Porém, esta fé no homem mostrou-se insana com as atrocidades da 2ª guerra mundial. Assim, autossuficiência independente do Criador não é virtude que conduz à sabedoria. O sábio é confiar no Senhor de verdade. Por isso Jeremias diz: “Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor.” (Jr 17.5-8).

Ser sábio é temer ao Senhor, afastando-se do engano de achar-se sábio aos próprios olhos e cultivando a moralidade em Deus e para Deus (Pv 3.7-8). A verdadeira sabedoria está Nele que lançou os fundamentos da terra e criou as leis para o universo (Jó 28). E isso requer combater a altivez do coração, desenvolvendo a humildade como quem precisa aprender mais para se tornar um pouco melhor. Requer apartar-se do mal e ocupar o pensamento com as coisas lá do alto, e não as que são aqui da terra. Encher a mente do que é verdadeiro, respeitável, justo, puro e amável. Enfim, requer obediência

Ser sábio é honrar o Senhor com seus bens, oferecendo das primícias e não das sobras (Pv 3.9-10).Tudo que temos, de fato, não é nosso. A vida não é nossa. Os bens, os dons e predicados que julgamos possuir, não são nossos. Deus é o dono de tudo. Somos apenas administradores. Ser sábio é administrar com fidelidade o que recebemos, como mordomos dedicados e prudentes, para a honra daquele que é o dono de tudo.

Ser sábio é aceitar a disciplina quando repreendidos. (Pv 3.11-12). Isso significa reconhecer em nossos caminhos o amor de Deus, porque sua repreensão é para aqueles a quem ele ama. E isso requer combater o orgulho para desenvolver um coração contrito, quebrantado, ensinável. Requer manter espaço na alma para o arrependimento verdadeiro que deseja mudar.

Fazendo isso, estaremos no caminho bem-aventurado da sabedoria que nos conduz à maturidade. Por isso, se diz: “Feliz o homem que acha a sabedoria” (Pv 3.13).

Jônatas da Cunha Ferreira • iptubarao.wordpress.com
CC BY-NC-ND 3.0 • This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s