Somos uma Igreja Bíblica

Jônatas da Cunha Ferreira

130305_igreja-biblica 590

Com frequência confundimos a Igreja com o templo e com a instituição, com a música ou com o pastor e a liderança. Todas essas coisas são boas e fazem parte do universo da igreja. Mas elas não são a Igreja. Tire todas elas e a igreja continuará existindo. Por quê? Porque você ainda está aí. A igreja é você. A igreja é você conectado a Deus em Cristo; é você servindo com seus dons para, juntos, crescermos em devoção a Ele; é você compartilhando sua fé com aqueles que não conhecem a Cristo. Por isso, a igreja caminha para onde você caminha!

O texto de Atos 2.42-47 relata o nascimento da igreja e o compromisso dos primeiros cristãos, apontando-nos algumas pistas do cristão que devemos ser para sermos a igreja que queremos ser. Ele mostra como os primeiros cristãos eram individualmente e intensamente comprometidos com o que chama de “doutrina dos apóstolos” (v.42a): o Evangelho de Jesus, segundo Escritura. Os cristãos se dedicavam e amavam o ensino de Cristo. Caminhavam como uma Igreja Bíblica, fundamentada e orientada pelo Evangelho, segundo a Escritura.

Com eles, precisamos construir a nossa visão para a igreja. Devemos aprender a amar o Evangelho e o ensino de Cristo para sermos uma igreja Bíblica.

E isso implica, primeiro, mergulhar na intimidade com Deus. É viver o compromisso de conhecer a Deus que se revela em Cristo através das Escrituras. Não apenas saber sobre Ele, mas contemplar sua glória na face de Cristo.

Segundo, significa viver a alegria e esperança da salvação em Cristo. É através da Escritura que conhecemos a Deus e por meio dela que conhecemos o presente da salvação em Cristo (1Coríntios 1.21-23). Ela nos anuncia o Cristo crucificado que morreu para quitar nossa dívida com a justiça de Deus.

Terceiro, significa crescer rumo à maturidade em transformação pessoal. É através da Escritura nos aprofundamos num relaciona-mento pessoal com Deus que nos coloca na trilha certa da maturidade cristã (2Timóteo 3.16-17). É pela Palavra de Cristo que somos transformados, aperfeiçoados, santificados.

Enfim, para sermos uma Igreja Bíblica, Cristo deve estar no centro da sua vida, dirigindo-a segundo a sua Palavra. E isso requer compromisso de estudar e meditar na verdade e nas promessas que o Eterno revelou e nas aplicações desta verdade em sua experiência diária.

E eu quero encorajar você a fazer isso: Leia sua Bíblia em casa. Tenha alguns minutos de reflexão. Ore e peça que Deus fale ao seu coração. Estude. Envolva-se nos Grupos de Crescimento para estudar a Bíblia na comunhão da igreja. Tome nota durante os sermões e estudos. Ame a Escritura como nenhum outro livro. Leia pela manhã e ao deitar-se. Leia! Leia!

Jônatas da Cunha Ferreira • iptubarao.wordpress.com
CC BY-NC-ND 3.0 • This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s