Perigos de ser ocupado demais (3)

Kevin DeYoung

130102_ocupado-demais-3 590

O terceiro perigo é que estar ocupado pode encobrir a podridão das nossas almas. O ritmo agitado da vida pode nos fazer física e espiritualmente doentes. Nós entendemos isso. O que podemos não reconhecer é que os nossos loucos horários são muitas vezes sinais de que uma doença já se instalou.

Desde 2002, a cada outono me reúno com meus amigos do seminário. Nove de nós nos encontramos toda semana, enquanto estávamos em Gordon-Conwell, e quando graduamos fizemos um compromisso de ver um ao outro uma vez ao ano. Comemos muito, rimos muito, e vemos muito futebol. Também conversamos sobre nossas alegrias e dificuldades dos últimos doze meses. Ao longo dos anos, temos notado temas familiares para cada um de nós. Todos temos nossos pecados constantes e problemas previsíveis. O meu é estar ocupado. Quando chega o tempo para eu compartilhar, todos esperam ouvir como eu tenho muita coisa para fazer e não sei o que tirar da minha vida.

Embora possa não soar saudável que homens adultos lidem com os mesmos problemas ano após ano, o sinal saudável é que começamos a tomar mais responsabilidade pelas nossas dificuldades. Percebemos que se os mesmos problemas acontecem com os mesmos homens todo ano, então, talvez o verdadeiro problema esteja dentro de nós. O que dizer sobre mim, que estou frequentemente sobrecarregado? O que eu preciso aprender sobre mim mesmo? Que promessas eu não estou acreditando? Que mandamentos divinos estou ignorando e quais deveria obedecer? Que mandamentos impostos por mim estou obedecendo e quais deveria ignorar? O que está acontecendo dentro da minha alma para que isso surja como o meu principal desafio todo ano?

A presença de muita ocupação nas nossas vidas pode apontar para problemas mais profundos – um desejo de agradar as pessoas, uma incansável ambição, uma indisposição absurda. “Estar ocupado serve como um tipo de tranquilização existencial, uma barreira contra o vazio”, escreve Tim Kreider em seu artigo para o The New York Times.“Obviamente, sua vida não pode ser tola, ou trivial ou sem sentido se você é muito atarefado, completamente ocupado, com obrigações a cada hora do dia.” O maior problema em estar ocupado é que devem existir problemas maiores que você nunca teve tempo para considerar.

Estar ocupado não significa que você é um cristão fiel ou que dá fruto. Somente significa que você está ocupado, assim como todo mundo. E como todo mundo, a sua alegria, o seu coração, e a sua alma estão em perigo. Precisamos da palavra de Deus para nos libertar. Precisamos da sabedoria bíblica para nos guiar corretamente. O que precisamos é do Médico dos médicos para curar as nossas almas sobrecarregadas.

Se pelo menos tivéssemos tempo para um compromisso.

Kevin DeYoung • iprodigo.com
CC BY-NC-ND 3.0 • This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License
Anúncios

Um comentário em “Perigos de ser ocupado demais (3)

  1. Frequentemente esse tema é abordado no pulpito da minha igreja local, e as abordagens parecem certas…mas, sinto um mal estar e indignação quando ouço isso e pior, quando sou taxado de não confiar na providencia de Deus, de não buscar seu reino em primeiro lugar…sabe porque, eu nao “escolhi” trabalhar de turno, rodando dia e noite, exaustivas horas de trabalho pesado, nem minha esposa, que é professora, ter que trabalhar tres turnos do dia para ter um salario mais ou menos, sobrecarregar-se de provas e diarios em casa, indo madrugadas a dentro para cumprir com as exigencias que o governo, a escola fazem…definitivamente não fazemos isso porque gostamos ou porque ganhamos muito dinheiro com isso, porque os vencimentos no fim do mes estão longe de serem satisfatorio, mas fazemos porque é o emprego que temos, se houvesse outra forma, pode ter certeza, nós escolheriamos, fazer poucas coisas, para termos só um pouquinho mais de tempo pra nós mesmos e pra nossos irmão em Critsto, para dedicarmos mais ao trabalho da igreja.Nós gostariamos disso, muito mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s