Perigos de ser ocupado demais (2)

Kevin DeYoung

121229_ocupado-demais-2

O segundo perigo é que ser ocupado pode roubar nossos corações. O semeador jogou a sua semente abundantemente. Algumas caíram no caminho e os pássaros as devoraram. Algumas caíram nas rochas e logo nasceram, somente para secar com o primeiro calor. E algumas caíram entre os espinhos que sufocaram a sua frágil vida. Há uma progressão definida na parábola de Jesus (Marcos 4.1-20). Em alguns corações, a palavra de Deus nada faz. Satanás arrebata o que foi semeado. Em outros corações, a palavra cresce primeiramente e depois desaparece rápido. Perseguições e provações põem o potencial cristão fora de serviço. Porém, na terceira categoria de solo mal sucedido, a palavra vai um pouco mais fundo. A planta cresce, quase ao ponto de produzir fruto. Parece muito um bom solo. A nova vida parece criar raízes. Tudo está no caminho para a colheita. Até que os espinhos chegam.

João Calvino diz que a carne humana é “uma densa floresta de espinhos”. Jesus destaca dois em particular. O primeiro ele rotula como “os cuidados do mundo” (Marcos 4.19). Você sabe por que retiros, viagens missionárias, acampamentos de verão, e conferências cristãs são quase sempre bons para o seu crescimento espiritual? Porque você tem que desmarcar a sua programação para realizá-los. Você some. Você deixa de lado a sua insanidade normal por um final de semana e encontra espaço para pensar, orar, e adorar.

Para a maioria de nós, não é uma heresia ou apostasia grave que vai inviabilizar a nossa profissão de fé. São todas preocupações da vida. Você tem que consertar o carro. Depois o seu chuveiro elétrico para de funcionar. As crianças precisam ir ao médico. Você ainda não fez a declaração de renda. O orçamento não está equilibrado. Você está atrasado nas notas de agradecimento. Você prometeu a sua mulher que iria ver e consertar a torneira. Você está atrasado no planejamento do casamento. Seus cartões estão chegando. Você tem mais aplicações para enviar. Sua dissertação é aguardada. Sua geladeira está vazia. O seu gramado é muito grande. Suas cortinas não parecem certas. Sua máquina de lavar continua tremendo. Esta é a vida para a maioria de nós e está dificultando nossa vida espiritual.

O segundo espinho está relacionado com o primeiro. Jesus disse que o trabalho da palavra é devorado pelo desejo por outras coisas. Não é que os bens em si são os culpados. O problema está em tudo o que fazemos para tomar conta deles e com tudo o que fazemos para ter mais deles. É de se admirar que as pessoas mais estressadas no planeta vivem nos países mais ricos? Casa de campo, barcos, campistas, timeshares (N.T.:  propriedades que se encontram sobre a posse combinada de um números de pessoas onde cada uma delas recebe um período determinado para usufruir delas ),investimentos, imóveis, motos de neve, carros novos, casas novas, computadores novos, iCoisas – tudo isso toma tempo. Ouvimos incontáveis sermões nos advertindo sobre o perigo do dinheiro. Porém, o perigo real vem depois que você gastou o dinheiro. Uma vez que você possui algo, é necessário mantê-lo limpo, mantê-lo funcionando, e mantê-lo com as últimas atualizações. Se as preocupações da vida não nos soterrar, a manutenção vai.

Jesus sabe o que fala. Por mais que devamos orar contra o mau e orar pela igreja perseguida, no pensamento de Jesus a maior ameaça para o evangelho é pura fraqueza. Estar ocupado mata mais cristãos do que balas. Quantos sermões são despojados do seu poder pelos preparativos luxuosos de jantar e futebol profissional? Quantos momentos de dor são desperdiçados porque nunca ficamos quietos o suficiente para aprender com eles? Quantas vezes a adoração familiar e privada foi pressionada pelo futebol e projetos da escola? Precisamos proteger nossos corações. A semente da palavra de Deus não vai crescer em fertilidade sem a poda para descansar, sossegar e acalmar.

Kevin DeYoung • iprodigo.com
CC BY-NC-ND 3.0 • This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s