Desmoralizados para sempre?

Ultimato

Cinquenta dias depois de ter experimentado um fracasso vergonhoso e imperdoável na ocasião mais imprópria possível (na madrugada da Sexta-feira da Paixão, logo após a crise pela qual Jesus passou no Getsêmani), Pedro se levantou, junto com os outros onze apóstolos, e em voz bem alta começou a pregar (At 2.14). Naquele mesmo dia quase 3 mil pessoas se juntaram ao minguado grupo de 120 discípulos (At 2.41). A essa altura, o apóstolo já havia sido restaurado plenamente pelo próprio Jesus Cristo (Jo 21.15-17). A tríplice declaração de amor de Pedro por Jesus e a tríplice comissão dada a ele por Jesus (“Tome conta das minhas ovelhas”) limparam não só a alma, mas também o nome de Pedro.

As três mulheres sem nome (a mulher samaritana, a mulher pecadora e a mulher adúltera) cometeram desvios graves, mas Jesus impediu que elas ficassem desmoralizadas para sempre, perdoando-as e concedendo-lhes a oportunidade de não continuar naquela vida de pecado.

Em sua meia-idade, o rei Davi pecou contra Deus, contra suas mulheres, contra o general do exército e sua esposa e contra o povo, mas não ficou desmoralizado para sempre. Por uns dez anos, sofreu calado e humildemente as consequências do escândalo que havia cometido, mas Deus não o destronou, nem o proibiu de compor novos salmos, e ele morreu bem velho “e respeitado” (1Cr 29.28, NTLH) ou “cheio de honras” (NBV).

A plena restauração de um irmão ou irmã que estão ou não à frente de um ministério não depende só dele e de Deus. Ele, arrependido e contrito, confessa a Deus o seu pecado, e Deus, misericordioso e longânimo, perdoa-o e restaura-o. Porém em geral a igreja não esquece, não perdoa, não abençoa e não deixa que a pessoa responsável pelo escândalo suba ao lugar onde antes estava, mesmo que com lágrimas e humildade tenha, diante de Deus, condições morais para galgar a antiga posição. O membro da igreja de Corinto que provocou um grande escândalo cometendo “uma imoralidade sexual tão grande que nem mesmo os pagãos seriam capazes de praticar” (1Co 5.1) — depois de ser entregue a Satanás para que o seu corpo fosse destruído e o seu espírito, salvo (1Co 5.4-5) — foi recebido outra vez pela mesma igreja (não por outra igreja ou denominação) e por ela perdoado e animado para que não ficasse para sempre tão triste que acabasse caindo em desespero (2Co 2.5-11).

Às vezes, quem promove o escândalo são os caçadores de escândalos, aqueles que levam o irmão surpreendido em pecado para o meio da multidão e proclamar em manchetes de jornais, e não para um lugar reservado e recatado para orar com ele, chamá-lo ao arrependimento e garantir-lhe o perdão de Deus. Só o pecado dos hipócritas é que precisa vir à tona. Em benefício do reino de Deus, da igreja da qual o pecador é membro, das crianças e dos adolescentes, daqueles que estão em processo de conversão, da família do pecador e do próprio pecador — se não se tratar de um escândalo público –, em muitos casos, não é necessário nem virtuoso divulgar o pecado alheio. Em alguns comportamentos extremos, o escândalo do irmão que peca é espalhado e muitas vezes aumentado por uma questão de maldade (inveja, ciúme, vingança). Aos olhos de Deus, esse escândalo é maior do que o primeiro.

Todos os cristãos deveriam confessar a potencialidade do pecado, tomar cuidado e admitir com humildade o que o filósofo alemão Goethe admitiu: “Não vejo falta cometida [por outra pessoa] que eu não pudesse ter cometido”.

Ultimato • ultimato.com.br
CC BY-NC-ND 3.0 • This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil License
Anúncios

Um comentário em “Desmoralizados para sempre?

  1. òtimo texto,
    grande abraço pastor, sinto não termos tido tempo para conversarmos durante as etapas do concurso, Deus o abençoe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s