Deus independente

Jônatas da Cunha Ferreira

Por que Deus criou o universo? Será que em algum momento na eternidade Deus ficou entediado e resolveu criar o mundo? Será que Deus criou o mundo porque se sentiu sozinho e teve a necessidade de se relacionar com alguém?

Absolutamente não! Paulo, pregando o evangelho aos atenienses, disse: “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais” (At 17.24-25).

Ao dizer que Deus não é servido por mãos humanas, o apóstolo aponta para um atributo incomunicável de Deus: sua independência. Deus é o único ser absolutamente e realmente livre em todo universo. Ele é o único que tem em si o domínio de todas as leis e todas as regras. É o único que não precisa obedecê-las porque Ele é o que é (Ex 3.14), portanto, não está se tornando nada. Ele é o único ser ilimitado em essência. É completamente autônomo e perfeito em si mesmo. Ele existe por si mesmo e sempre foi da maneira como é. Não precisa de nada além de si próprio e tudo que veio a existir é Dele dependente.

Jesus disse: “Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo” (Jo 5.26). Deus é independente porque é autoexistente. Ele não existe porque outro desejou sua existência. Ele sempre existiu e tem dentro de Si mesmo o poder de ser o que é. Ele não precisa de ajuda para subsistir. Ele se basta e não carece de nada que esteja fora de si mesmo.

Jesus também disse: “agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo” (Jo 17.5). Deus é independente porque sempre existiu no relacionamento interno e perfeito da Trindade. Por isso, Ele não se sente solitário, nem tem carências afetivas ou emocionais. Solidão é sentimento próprio do ser humano. Portanto, Deus não fez o mundo porque estava sozinho. Mas, livremente escolheu criar o mundo e se relacionar graciosamente com o homem.

“Quem guiou o Espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento?” (Is 40.13,14). Deus é independente porque é livre nos seus pensamentos e planos. Ele não precisa de conselheiros, nem da instrução de quem quer que seja. Ele é autônomo em seus propósitos. Ninguém diz a Ele o que fazer, nem como fazer. Tudo Ele faz como conforme seu agrado (Sl 115.3). “Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Is 43.13). Ele executa todas as coisas como quer e não há quem o possa dissuadir de sua vontade (Jó 23.23).

Deus é absolutamente livre, independente e autônomo. Sua autonomia implica necessariamente em nossa completa dependência. Por isso, nem sempre gostamos muito de pensar nesse atributo de Deus. No entanto, um relacionamento apropriado com Ele requer que creiamos em sua absoluta liberdade porque muda a forma como nos achegamos a Ele. Não damos ordens a Deus, nem podemos esperar que Ele satisfaça nossos caprichos. Também nos estimula à humildade que exalta Deus em sua perfeição, grandeza, majestade e glória e nos humilha como criaturas sujeitas ao Criador, sabendo que Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, seja dada a glória hoje e eternamente. Amém!

Autor: Jônatas da Cunha Ferreira
Site: iptubarao.wordpress.com | CC BY-NC-ND 3.0
Permissões: Você tem a liberdade de compartilhar (copiar, distribuir e transmitir a obra), desde que adicione as informações de autoria, não altere o conteúdo original e não utilize para fins comerciais.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s