Derrocada total

Elbén Cesar

090701_derrocada

_aspasTodos os fundamentos da terra estão abalados.
(Salmo 82.5)

Na sentença proferida pelo Senhor não há meias palavras. Ela é direta, conclusiva e inquietadora: “Todos os fundamentos da terra estão abalados” (Sl 82.5).

Não são os fundamentos de ordem física, aqueles que sustentam o peso do planeta, aqueles que separam as águas do mar da porção seca, aqueles que mantêm a mesma distância entre o Sol e a Terra.

O contexto do Salmo 82 mostra que esses fundamentos abalados são os fundamentos da lei e da ordem, os fundamentos da moral e da ética, os fundamentos do comportamento e das obras do homem.

“Todos os fundamentos da terra estão abalados” por causa da escandalosa inversão que Deus mesmo denuncia: “Até quando vocês vão absolver os culpados e favorecer os ímpios?” (Sl 82.2). As autoridades nunca fazem o que deveriam fazer. Daí o clamor divino: “Garantam justiça para os fracos e para os órfãos”; “Mantenham os direitos dos necessitados e dos oprimidos”; “Livrem os fracos e os pobres das mãos dos ímpios” (Sl 82.3,4).

É verdade que “todos os fundamentos da terra estão abalados”. Mas Deus ainda é Deus, ainda é o Altíssimo, e Ele se obriga a punir os responsáveis, mais cedo ou mais tarde. O Senhor mesmo aponta para a loucura que está acontecendo e sentencia: “Vocês morrerão como simples homens e cairão como qualquer outro governante” (Sl 82.7)!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s