Felizes são os pobres de espírito!

por Boa Semente

091106_felizes-os-pobres-de-espirito

_aspasBem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus. Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal. (Mt 5:3; Sl 41:1)

“Sermão da montanha.” Essa expressão comumente designa o discurso do Senhor Jesus reproduzido no começo do Evangelho segundo Mateus. No início desse sermão aparece nove vezes a palavra “bem-aventurados” e sempre em conexão a pessoas que habitualmente não são estimadas.

O primeiro “bem-aventurados” se dirige aos pobres (ou humildes) de espírito. Quem são? De nenhum modo são os que têm uma incapacidade mental, mas os que são conscientes de sua miséria espiritual e admitem tal fato diante de Deus. Nada do que façamos ou do que existe em nós é bom para Deus; portanto, nosso único recurso é ter fé em Sua graça.

Aos olhos da maioria, o importante são os sinais exteriores do sucesso, tais como fortuna e prestígio social. Contudo, Jesus promete o reino de Deus aos que são humildes diante dEle, que não têm conceitos elevados e errados sobre si mesmos e sobre o mundo, não reivindicam qualquer autoridade nem posição, mas se humilham sob a poderosa mão de Deus (1Pedro 5:6).

O reino de Deus está agora oculto para o mundo; no entanto, este percebe quando a verdadeira Igreja é humilde e fiel. Um dia o Senhor Jesus estabelecerá o reino de Deus com poder, depois de executar severos juízos sobre o mundo. Então todos verão o Senhor honrando os pobres de espírito e humilhando os orgulhosos, pois no Reino dos céus os conceitos de sucesso são diametralmente opostos aos do mundo.

Deixe um comentário