Felizes são os pobres de espírito!

por Boa Semente

091106_felizes-os-pobres-de-espirito

_aspasBem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus. Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal. (Mt 5:3; Sl 41:1)

“Sermão da montanha.” Essa expressão comumente designa o discurso do Senhor Jesus reproduzido no começo do Evangelho segundo Mateus. No início desse sermão aparece nove vezes a palavra “bem-aventurados” e sempre em conexão a pessoas que habitualmente não são estimadas.

O primeiro “bem-aventurados” se dirige aos pobres (ou humildes) de espírito. Quem são? De nenhum modo são os que têm uma incapacidade mental, mas os que são conscientes de sua miséria espiritual e admitem tal fato diante de Deus. Nada do que façamos ou do que existe em nós é bom para Deus; portanto, nosso único recurso é ter fé em Sua graça.

Aos olhos da maioria, o importante são os sinais exteriores do sucesso, tais como fortuna e prestígio social. Contudo, Jesus promete o reino de Deus aos que são humildes diante dEle, que não têm conceitos elevados e errados sobre si mesmos e sobre o mundo, não reivindicam qualquer autoridade nem posição, mas se humilham sob a poderosa mão de Deus (1Pedro 5:6).

O reino de Deus está agora oculto para o mundo; no entanto, este percebe quando a verdadeira Igreja é humilde e fiel. Um dia o Senhor Jesus estabelecerá o reino de Deus com poder, depois de executar severos juízos sobre o mundo. Então todos verão o Senhor honrando os pobres de espírito e humilhando os orgulhosos, pois no Reino dos céus os conceitos de sucesso são diametralmente opostos aos do mundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s